Tradição japonesa em cada chávena.
O Matcha é um tipo especial de chá verde originário do Japão. Ao contrário do chá verde comum, as folhas de matcha são previamente sombreadas, colhidas à mão, secas e, por fim, moídas num pó muito fino, utilizando moinhos de pedra. O processo de moagem é lento para evitar o sobreaquecimento das folhas, preservando assim o seu sabor e nutrientes. Isto significa que, ao consumir matcha, está a ingerir a folha inteira da planta do chá (Camellia sinensis) em pó.
Tem uma cor verde característica e um sabor distinto, ligeiramente amargo, com um toque terroso. Devido à sua forma de preparação e utilização, difere bastante dos outros chás — não só pelo sabor, mas também pela forma como é incorporado no dia a dia. Tem um efeito mais intenso do que os chás verdes comuns, pois contém uma concentração maior de nutrientes que, de outra forma, não seriam assimilados através de uma infusão tradicional.
Os primeiros registos do uso e consumo do matcha datam de há mais de 800 anos, quando os monges na China começaram a descobrir os extraordinários benefícios deste chá. Embora esteja frequentemente associado à tradição japonesa do chá, o matcha tem vindo a integrar-se cada vez mais nos hábitos modernos. Nos últimos anos, tornou-se popular em todo o mundo, tanto entre os amantes de chá como entre aqueles que procuram um momento de tranquilidade durante o dia.